Desde que quando se começou a fazer cinema, os grandes mestres da sétima arte como Georges Méliès já começava a brincar com elementos fictícios em suas produções misturando live-action e animação. Personagens diferenciados ou até mesmo objetivos que ganharam vida na arte onde tudo é possível, especialmente com o avanço das tecnologias de produção.
Um dos elementos bem interessantes desta “escapada da realidade” é a junção do live-action (produção com atores reais) e da animação que nada mais é que os desenhos que vemos nas telonas. Com equipamentos mais modernos e muita criatividade, e haja criatividade, os produtores resolveram por muitas vezes juntar estas duas formas de produção unindo pessoas reais e desenhos animados na mesma cena, o que é simplesmente demais. Até mesmo em produções de clipes musicais como fez Michael Jackson em “Speed Demon” que é simplesmente demais, onde ele e um coelho traçam uma disputa de dança. Clique aqui para assistir.
Listamos aqui 3 grandes clássicos do cinema que foram destaques neste tipo de junção de live-action e animação e ganharam grande destaques, até mesmo Oscar de melhor animação. Pegamos apenas três exemplos que resumem bem este tipo de filme, mas gostaríamos de saber de você quais se lembra e que merecem destaque nos comentários.
Vamos aos três:
Uma Cilada Para Roger Rabbit
Filme lançado no Brasil em 1988, tem a direção de Robert Zemeckis e conta a história de um coelho chamado Roger Rabbit, um desenho animado que vivem em Hollywood dos anos 1940 e é acusado de um crime que não cometeu e se une a um detetive para limpar o seu nome e tentar provar a sua inocência. Este filme teve 6 indicações ao Oscar de 1986 e faturou 4, sendo Melhor Efeitos Visuais, Melhor Som, Melhor Efeitos Sonoros e Melhor edição.
Space Jam: O Jogo do Século
Um clássico também que tem no elenco o ex jogador e mito do basquete Michael Jordan, o filme foi lançado em 1996 e foi dirigido por Joe Pytka. O filme conta a história de maldoso alienígena, proprietário de um parque no planeta Montanha Bobolândia que precisa de uma nova atração para a Moron Mountain. Quando sua gangue, os Nerdlucks, vem para a Terra para sequestrarem Pernalonga e os Looney Tunes, Pernalonga os desafia com um jogo de basquete para determinar seus destinos. Os alienígenas concordam, mas roubam os poderes dos jogadores de basquete da NBA, incluindo Larry Bird e Charles Barkley, e Pernalonga recebe ajuda de Michael Jordan.
Osmose Jones – Uma Aventura Radical no Corpo Humano.
Osmose Jones foi lançado em 2001 e teve três diretores, Bobby Farrelly, Peter Farrelly e Piet Kroon, conta a história de Frank um policial que não se alimenta bem e vive uma vida sedentária. Quando um vírus novo e letal entra no seu corpo, seus glóbulos brancos correm contra o relógio biológico para perseguir e destruir essa ameaça tudo via animação. Assim como em “Space Jam” o elenco conta com Bill Murray, mas desta vez como protagonista.
Faltou “O Último Grande Herói”, na minha opinião.
Excelente filme Daniel!! Mas neste o garoto se transporta para dentro do filme apenas, não?
Boa Daniel!!! Bem vindo ao eVÍDEOCLIPE.